A melhor forma de se proteger das energias negativas e intrusas é mantendo sua vibração alta. A melhor forma de manter a vibração alta é sendo feliz, grato e desapegado. E a forma mais rápida de aumentar a sua vibração é através da prática da gratidão constante, e não apenas uma vez ao dia, antes de dormir. Pratique-a durante todo o seu período de vigília, sempre que lembrar e estiver ocioso na fila do caixa, no metrô, na sala de espera, no elevador. Assim, a sua vibração se mantém elevada e qualquer energia densa que chegar a ti não te atingirá, ou melhor, não ressoará com o seu ser e você se manterá equilibrado.
 
Toda vez que algo desagradável nos acontece, baixamos nossa vibração e isso dá brechas para as energias negativas entrarem no nosso campo energético. Basta cair uma caneta no chão, um tropeço ou uma comida estragada, para abrirmos nosso campo energético.
 
Imagine que você mora numa mansão muito luxuosa, cheia de pertences pessoais e pessoas importantes. Você contrata uma empresa de segurança para instalar vigilância ao redor de todo seu lar. Enquanto esse sistema estiver funcionando, 24 horas, perfeitamente, você estará bem protegido contra intrusos, ladrões ou qualquer ameaça externa. No entanto, os invejosos e assaltantes estão de plantão lá fora, olhando, aguardando o momento que essa proteção é interrompida. No dia que acontece algo ruim, ou seja, falta energia elétrica, você fica sem proteção nenhuma e eles podem facilmente entrar na sua mansão. Você fica exposto e sua mansão fica aberta para quem quiser entrar e fazer a festa. 
 
É dessa forma que as energias negativas entram no seu ser.
 
O seu ser é a sua mansão, o seu bem mais precioso. Toda vez que você relaxa (“desliga” sua proteção), sua vibração cai, pois aqui na Terra há a predominância de energias densas. Você entra numa realidade paralela de baixa frequência onde há seres de baixa evolução querendo fazer diversas maldades. 
 
A verdadeira solução não é ficar a vida toda orando, pedindo proteção aos anjos, mestres, entoando mantras ou visualizando cores na sua aura. Claro que isso funciona e ajuda. Mas isso é como um remédio alopático – trata apenas os sintomas, vicia, causa dependência e tem curto efeito.
 
Precisamos aprender a desenvolver uma forma mais eficaz, duradoura e potente.
 
Basta, apenas, conforme informado no início deste artigo, manter a vibração elevada. Isso nos protegerá eternamente! Quem consegue, no entanto, sustentar as frequências mais elevadas, todos os dias, 24 horas, vivendo aqui neste planeta denso? Somente os grandes mestres da humanidade que desceram aqui e fizeram o que tinham que fazer. Temos que nos inspirar neles, sim! Chega de termos fãs humanos (atores, músicos, etc.) e abaixarmos a cabeça para os vícios materiais (celular, redes sociais, filmes/séries, comidas, jogos, etc.). Que tal olharmos para cima, para o lindo céu, para Deus, para os Mestres Ascensionados, Anjos, Guias, etc. Temos que nos inspirar nos seus exemplos e atitudes.
 
A prática da alegria, da gratidão, da aceitação, do desapego e do amor incondicional fará com que nossa vibração se mantenha elevada. E, inevitavelmente, quando ocorrer algo ruim, imediatamente ativar a mente racional para refletir, compreender e aceitar o que quer que tenha acontecido. Enfim, é enxergar a tudo e a todos com a visão do Eu Superior, da visão Crística ou Búdica. Sabendo que nada acontece por acaso, tudo tem uma razão, um propósito e que Deus quer sempre o nosso crescimento espiritual, então, não há nada a temer. Apenas compreender, perdoar, aceitar, agradecer e continuar na nossa jornada.
 
Se você é desapegado e deixa as coisas fluírem naturalmente, tudo sempre ocorrerá na hora e no local mais perfeito para você experienciar.
 
Como Buda diz, a causa de todo o nosso sofrimento é o apego.
 
Não somos do Planeta Terra, nada daqui nos pertence, tudo é emprestado pelo Criador. Estamos apenas utilizando os objetos materiais e convivendo com certas pessoas, pelo tempo que forem necessários para o nosso aprendizado, crescimento e evolução. Tudo o que não é mais necessário tem que ir embora. Se acabamos nos apegando a tais objetos ou pessoas, e não queremos que vá embora, sofreremos as consequências, pois estamos desrespeitando uma das leis universais.
 
O apego gera uma energia parada, estagnada e negativa. A própria pessoa cria um bloqueio energético nela mesma, onde tal área não flui bem. Nada nesta vida deve permanecer parado. Tudo deve ir e vir, nascer e morrer, dar e receber. Quando, por algum motivo, isso não acontece, sempre ocasionará problemas, travamentos, bloqueios.
 
O Universo sempre está indo para frente, progredindo, melhorando, crescendo. Os seres humanos fazem parte da natureza, portanto, se também não acompanharem este ritmo ficarão defasados na sua evolução espiritual, que, por sinal, já estão muito atrasados e acomodados.