A alma que está inserida num cachorro, por exemplo, nunca irá, nas próximas vidas, reencarnar num corpo de um elefante. Isso é contra a evolução natural. Nada regride. Tudo está indo para frente, nem que seja um pouquinho.
 
Na verdade, essa alma não precisa voltar a ser um elefante, pois ela já foi um elefante em vidas passadas, já teve essa experiência, já passou desse nível. Não tem porque ela voltar a aprender coisas que já sabe muito bem. Os animais tem pressa em evoluir.
 
Isso nos mostra que, provavelmente, já fomos de tudo nessa vida, ou ainda estamos tentando nos aprofundar pelas experiências de sermos gordo, magro, alto, baixo, pobre, rico, negro, branco, mendigo, japonês, alemão, careca, fazendeiro, médico, corretor… E os animais também. Os cães e gatos, que são considerados atualmente um dos animais mais evoluídos do reino animal, já foram um hipopótamo, um bezerro, um touro, uma aranha, uma formiga, uma planta, um cristal…
 
Fazendo um analogia, se você interrompeu seus estudos na sexta série, quando você for retomar, irá continuar de onde parou, não tem porque voltar na primeira série. Você tem que aprender coisas que ainda não sabe, que precisa se aprofundar mais, que ainda não dominou totalmente.