O neurótico é aquela pessoa que goza sem saber. Ela não sabe que está satisfazendo seus desejos reprimidos através das dores e doenças que apresenta. Ela prefere, inconscientemente, adoecer do que realizar aquilo que seu ego não lhe permite de forma alguma. O conteúdo reprimido não quer permanecer a vida toda rejeitado, excluído, ignorado. Por isso, quanto maior for a repressão, mais intenso serão os sintomas (pedido de socorro). Em outras palavras, a doença vem da fuga da verdade que a pessoa não está disposta a encarar.
Psicanalista
Paula Teshima, descendente de japoneses, nasceu em 1984. É Psicanalista, Psicoterapeuta Holística, Escritora. Ofereço um caminho de autodescoberta e transformação, integrando Psicanálise e Espiritualidade em uma abordagem holística e sem cunho religioso. Meu intuito é ajudar cada pessoa a acessar a raiz de seus conflitos, despertar sua Consciência e se reconectar com sua Essência Divina.
Post Similares

Quando o Descanso Vira Culpa: O Superego do Neurótico Obsessivo
O neurótico obsessivo vive em um ciclo constante de obrigações, tarefas e responsabilidades. Em alguns momentos, ele até consegue relaxar ou se divertir, mas a sensação de prazer é sempre interrompida pelo superego, que lembra: “Volte ao trabalho!”, “Não é hora de se distrair!”. Esse excesso de ocupação não é apenas fruto de disciplina ou perfeccionismo. De forma inconsciente, o trabalho excessivo ajuda a manter o reprimido preso….


O Reprimido Pode Bloquear a Conexão com o Eu Interior
Muitos indivíduos vivem suas vidas sem perceber que grande parte de suas dificuldades emocionais e intelectuais está relacionada a conteúdos reprimidos no inconsciente. Para o neurótico, em particular, essas informações escondidas — memórias, sentimentos e impulsos que foram recusados ou considerados inaceitáveis — funcionam como barreiras internas, ocupando espaço na mente e impedindo a comunicação direta com o eu interior. O eu interior ou Eu Superior, representa aquela…



