O sadismo está muito presente na neurose obsessiva, possuindo a fantasia de querer dominar o outro. Todos os sintomas do TOC, por exemplo, são tentativas de controlar a si mesmo, as pessoas, os objetos, as situações, etc. Como o indivíduo não se permite ser sádico com os outros, acaba provocando dor e sofrimento para si mesmo. Possivelmente, foi vítima de alguém muito dominante na infância e levou esse comportamento submisso para sua vida adulta. Por conta da intensa repressão, acaba manifestando, disfarçadamente, seu desejo de ser uma pessoa empoderada, através dos seus sintomas.


Paula Teshima, descendente de japoneses, nasceu em 1984. É Psicanalista e Psicoterapeuta Holística, Escritora, Mentora de Reconexão Interior. Espiritualista de orientação universalista, vem há mais de 15 anos dedicando seu trabalho em ajudar as pessoas a identificar a Verdadeira Causa de seus problemas, elevarem a Consciência e se reconectarem com sua real Essência.
Post Similares
Na psicanálise, não é necessário nenhuma técnica para facilitar a transferência do paciente para o psicanalista. Basta se apresentar de forma neutra,…
Psicóticos não são recomendados para o método psicanalítico, porque não há o que interpretar. Não existe a transferência de uma fantasia inconsciente…
A materialização dos desejos sexuais, faz com que o indivíduo permaneça conectado com a realidade física, caracterizando uma pessoa não-neurótica. Entretanto, quando…
Quando o indivíduo entende que não precisa mais ficar recorrendo a sua fantasia infantil para satisfazer seus desejos reprimidos e voltar a…
É praticamente impossível passar por um tratamento psicanalítico com sucesso, sem trazer à tona as fantasias sexuais criadas durante a infância. Toda…
São necessários 3 condições para que a neurose se manifeste no indivíduo: Repressão excessiva durante a infância por parte dos seus cuidadores;…