O sadismo está muito presente na neurose obsessiva, possuindo a fantasia de querer dominar o outro. Todos os sintomas do TOC, por exemplo, são tentativas de controlar a si mesmo, as pessoas, os objetos, as situações, etc. Como o indivíduo não se permite ser sádico com os outros, acaba provocando dor e sofrimento para si mesmo. Possivelmente, foi vítima de alguém muito dominante na infância e levou esse comportamento submisso para sua vida adulta. Por conta da intensa repressão, acaba manifestando, disfarçadamente, seu desejo de ser uma pessoa empoderada, através dos seus sintomas.
Psicanalista
Paula Teshima, descendente de japoneses, nasceu em 1984. É Psicanalista, Psicoterapeuta Holística, Escritora. Ofereço um caminho de autodescoberta e transformação, integrando Psicanálise e Espiritualidade em uma abordagem holística e sem cunho religioso. Meu intuito é ajudar cada pessoa a acessar a raiz de seus conflitos, despertar sua Consciência e se reconectar com sua Essência Divina.
Post Similares

Neurótico Obsessivo: Aprendendo a Lidar com o Inesperado
O neurótico obsessivo tende a querer manter tudo sob controle, organizado e certinho. Essa necessidade extrema de ordem não é apenas para ter rotina ou perfeição: ela serve para manter conteúdos reprimidos no inconsciente, afastando emoções que o paciente considera perigosas ou desconfortáveis. Na psicanálise, o papel do analista é justamente ajudar o paciente a perceber essas armadilhas da mente. Para isso, é recomendado provocá-lo de forma cuidadosa,…

