Psicóticos não são recomendados para o método psicanalítico, porque não há o que interpretar. Não existe a transferência de uma fantasia inconsciente para o analista interpretar. Na psicose não existe repressão, então não há fantasias escondidas para serem transferidas. A realidade da pessoa já é a sua fantasia delirante. Diferentemente da neurose, onde existe a separação entre a fantasia e a realidade que não é permitida ser expressada.


Paula Teshima, descendente de japoneses, nasceu em 1984. É Psicanalista e Psicoterapeuta Holística, Escritora, Mentora de Reconexão Interior. Espiritualista de orientação universalista, vem há mais de 15 anos dedicando seu trabalho em ajudar as pessoas a identificar a Verdadeira Causa de seus problemas, elevarem a Consciência e se reconectarem com sua real Essência.
Post Similares
Pelo fato do psicanalista se manter numa posição suficientemente boa – não estando totalmente alheio, nem invadindo o espaço do paciente, permite…
No fundo, estamos a todo momento tentando concretizar nossas fantasias criadas na infância. Inconscientemente, convocamos o outro para jogar o jogo do…
Através da neurose, o indivíduo encontra uma satisfação substitutiva, pelo fato de não conseguir se satisfazer com suas atividades diárias. A libido…
O indivíduo só pode dar um outro destino para suas fantasias criadas durante a infância, por meio do processo chamado de transferência….
A neurose tem a função de proteger o ego do conteúdo que está reprimido no inconsciente. O indivíduo não abre mão da…
A influência dos pais é o principal fator da repressão na infância. No entanto, eles não são culpados por agirem de tal…