Quem possui o estilo de Digestão Alternada necessita variar o consumo de comidas e experiências durante a vida. Então, rotinas repetitivas, seja na dieta ou nas atividades diárias, podem levar a estagnação e desconforto. Seu organismo vibra intensamente diante de alguma mudança, ansiando por mais ritmos alternados.
É de sua natureza entrar em harmonia quando vive mudanças e flutuações constantes. Se sentem bem em ambientes vivos, dinâmicos e movimentados, e geralmente preferem fazer pequenas mudanças em sua rotina para viver novos cenários.
Pessoas com digestão alternada deveriam comer somente quando realmente estiverem com fome física, e não fome emocional. Aprender a sentir as sensações corporais e entender o que o corpo está pedindo – comida, bebida ou aliviar frustração, dor, raiva, etc. Evitar atender as necessidades emocionais através da ingestão de alguma comida, desmotivando os impulsos negativos vindos do ego.
Se não estiver com fome, não precisa fazer três ou mais refeições diárias. Respeitar mais as necessidades do seu corpo, do que daquilo que lhe ensinaram a ritualizar de modo equivocado. Essa pessoa pode pular o almoço se não estiver com fome. Talvez, acabe comendo apenas uma vez por dia, e está tudo bem.
Respeite-se em primeiro lugar, pois é a sua vida que está em jogo, e não a vida do outro familiar que fica obrigando a ir jantar na hora que ele quer, comer as comidas que ele escolhe, e querendo também a sua companhia na mesa. Lembrar-se de agradar a si mesmo em primeiro lugar.
Para quem possui a Digestão Alternada, comer de forma rotineira os fazem sentir entediados e cansados. Podem não se habituar a comer as mesmas comidas e sempre na mesma hora. Comer de forma alternada é o que funciona para essas pessoas – uma refeição mais pesada, e depois uma refeição mais leve, e vice-versa. Compreender e praticar este estilo pode melhorar a saúde e o bem-estar diário.
O seu metabolismo ficará estimulado quando comer uma coisa de cada vez, sem misturar ingredientes diferentes em cada garfada. Poderá comer em grandes quantidades, porém tendo poucas quantidades de cada ingrediente e alternando entre eles. Por exemplo, se o prato tem arroz, carne e batata, irá comer uma garfada somente de arroz, depois uma garfada só de carne, depois uma garfada só de batata, e vai repetindo esse ciclo.
Quem estiver procurando uma forma de comer devagar e focar no ato de comer, esse método irá cair como uma luva! Digo por experiência própria. Não tem como se distrair com qualquer outra coisa, senão irá sair desse método. Além de passar a sentir mais o sabor de cada alimento, tenderá a escolher opções mais saudáveis, pois não caberá comer sanduíches, pizzas, tortas, lasanha, certas frituras, ou qualquer outro alimento com recheio, principalmente quando for comer em público.
Às vezes, sentirá vontade de comer só um tipo de ingrediente numa determinada hora. Neste caso, poderá ir revezando. Por exemplo, às 9 horas comer só banana, às 14 horas só uma carne, às 19 horas só legumes.
Para indivíduos com Digestão Alternada, é desafiador manter a constância na dieta e no estilo de vida. Seu corpo e sua mente estão sempre buscando por variedades e mudanças, pois é dessa forma que seu sistema funciona em harmonia. Se não atender esses requisitos, podem se sentir inquietos e insatisfeitos.
Essas pessoas serão beneficiadas se constantemente incorporarem mudanças na sua vida de forma consciente. Podem tentar provar comidas novas, experimentar novos hobbies ou mudar algum aspecto do ambiente de trabalho ou de casa. Necessitam manter a energia fluida e dinâmica para se sentirem bem.
Quando alinhados com seu eu interior, poderão experienciar flutuações na digestão e no apetite – ora sentindo muita fome, ora esquecendo-se de alimentar por não sentir fome nenhuma. Sua digestão também se beneficiará na medida que for escolhendo por comidas mais leves, orgânicas e naturais.
Este perfil gosta da simplicidade, mas também se beneficia com a diversidade. Ou seja, alternar tarefas e estímulos para não ficar monótono e cansativo. Fazer o que gosta, mas não se esquecer de dar atenção nas outras áreas da vida que também merecem cuidados.
No Desenho Humano, os Centros e os Portões, definidos ou não, ativados ou não, podem influenciar no modo como a Digestão Alternada se expressará. Cada Centro possui uma energia específica e os Portões são os caminhos por onde essa energia flui. A mistura desses elementos com a Digestão Alternada pode criar resultados interessantes.
Por exemplo, uma pessoa que possui o Centro Esplênico Indefinido pode ter a tendência a se apegar a comidas ou experiências, e isso pode entrar em conflito com o estilo da Digestão Alternada que requer mudanças e variedades. No entanto, ao se tornar consciente dessa dinâmica, essa pessoa pode encontrar maneiras de equilibrar essa situação.
De forma similar, Portões específicos podem também impactar na pessoa que possui o estilo de Digestão Alternada. O Portão 27, por exemplo, está associado à nutrição e aos cuidados. Se esse Portão estiver ativado, a pessoa pode sentir necessidade de cuidar de outras pessoas também, e não ficar “presa” a uma única pessoa.
Ao entender que os Centros e Portões podem influenciar de modo específico no estilo de Digestão Alternada, é possível obter insights valiosos da natureza de cada indivíduo.
Nos relacionamentos, indivíduos com esse estilo alimentar podem necessitar de parceiros ou companhias que consigam compreender e respeitar suas necessidades de mudanças e variedades, tanto no aspecto alimentar quanto no seu estilo de vida.
Se ambas as pessoas, num relacionamento romântico, possuírem o estilo de Digestão Alternada, podem compreender muito bem a necessidade de mudanças que eles possuem. Entretanto, se apenas uma das pessoas possui esse atributo, pode se tornar uma fonte mútua de crescimento, desde que haja respeito e clareza na comunicação.
Nos relacionamentos entre pais e filhos, se a criança possuir esse traço, pode necessitar de uma grande diversidade de comidas e experiências para se sentir satisfeita. Pais que compreendem essa necessidade podem providenciar um ambiente favorável para que ela possa viver o seu desenho único.
No ambiente de trabalho, a pessoa que possui a Digestão Alternada pode dar o seu melhor em funções que lhe ofereçam mudanças e variedades constantes. Mas, se lhe derem atividades repetitivas e sistemáticas, podem baixar sua vibração energética e se sentirem frustradas. Se as empresas aplicassem o sistema de Desenho Humano, seus funcionários poderiam executar atividades que realmente estivessem alinhados com aquilo que nasceram para ser e realizar.
Positivamente, a Digestão Alternada pode trazer dinamismo e variedade à vida da pessoa, mas, por outro lado, pode também trazer certos desafios. Por exemplo, pessoas com esse atributo podem ter muita dificuldade em manter hábitos positivos constantes, o que podem ser taxados de instáveis, imprevisíveis ou preguiçosos.
Indivíduos com esse traço precisam encontrar uma maneira de dosar a sua necessidade de mudanças, percebendo o que serve ou não, o que vale a pena mudar ou não. Assim, conseguirão equilibrar a necessidade de variedade com a estabilidade, sem se perder nos extremos da polaridade.
Na alimentação, são pessoas que podem experimentar comidas diferentes em horários variados, assim como descobrir as comidas que fazem se sentir bem, nutrindo adequadamente seu corpo e se alinhando com seu desenho.
Se desejar se aprofundar sobre As Linhas e Perfis no Desenho Humano, adquira o e-book:
As Linhas e os Perfis
R$77
Neste e-book você poderá compreender de forma aprofundada cada uma das Seis Linhas, assim como cada um dos Doze Perfis do Desenho Humano. Ideal para estudantes e profissionais da área de Human Design. Também pode auxiliar terapeutas de outras áreas a compreender melhor o perfil dos seus clientes, agregando essa ferramenta poderosa nos seus atendimentos.
E-book em PDF
Escrito por Paula Teshima
Garantia de 7 dias incondicional
Parcele em até 12x
Receba imediatamente após a confirmação do pagamento
Paula Teshima, descendente de japoneses, nasceu em 1984. É Psicanalista, Psicoterapeuta Holística, Escritora, Empresária, Especialista em Terapia Pet. Espiritualista de orientação universalista, vem há mais de 15 anos dedicando seu trabalho em ajudar as pessoas a identificar a Verdadeira Causa de seus problemas, elevarem a Consciência e se reconectarem com sua real Essência.
Este é um perfil que apresenta certos contrastes de interesses. Enquanto a Investigadora é demasiadamente intelectual, abstrata e introspectiva, a Cientista é…