O principal motivo do aparecimento do sentimento de inveja e ciúmes é devido às comparações. Somos seres que comparam tudo, já percebeu? Comparamos o carro que o outro tem, a casa bonita do outro, o cargo que tal pessoa possui numa empresa, o celular da moda que alguém possui, o cabelo da outra, a roupa, o corpo… enfim, uma infinidade de coisas que comparamos conosco, vemos que não possuímos tal qualidade e nos sentimos com inveja ou inferiores.
Segundo meus conhecimentos e estudos, as pessoas costumam sentir inveja somente quando não podem, ou não conseguem adquirir algo, ou ser igual à pessoa admirada. Agora quando a pessoa pode ter tudo o que ela quer, não há motivos para sentir inveja, ciúmes ou qualquer outro sentimento negativo.
Se você analisar de um modo mais profundo, todo ser humano é capaz de conquistar todas as coisas que quiser ter, fazer e ser. Para isso é necessário muita disciplina, determinação, coragem, atitude, otimismo, confiança e muito conhecimento obtido através de horas e horas de estudo na área de desenvolvimento pessoal.
É aqui que está a base de tudo para você primeiro se autodesenvolver, conhecer o seu propósito de vida, descobrir e realizar sua missão de vida, descobrir quais são seus gostos, qualidades e defeitos que você precisa trabalhar mais, ou seja, Ser primeiro a pessoa que você gostaria de ser – uma pessoa feliz, próspera, harmoniosa, amorosa, saudável, positiva, que tenha ótimos relacionamentos e muita paciência; para depois Ter, como consequência, a casa dos sonhos, um trabalho realizado com amor, o carro que deseja, o último smartphone lançado…
Entenda que uma pessoa que sente muita inveja dos outros é uma pessoa com baixa autoestima, frustrada com sua vida, com sentimento de inferioridade e incapacidade, deprimida e pessimista… e esses sentimentos estão dentro dela. Os outros apenas trazem à tona na sua consciência aquilo que ela precisa curar.
Como acabar com esses sentimentos negativos e se tornar uma pessoa mais positiva?
Curando e eliminando a causa. E qual é a causa? Insatisfação com sua própria vida. Com certeza, essa pessoa não realiza o trabalho com amor, não tem dinheiro em abundância, não tem relacionamentos harmoniosos, não consegue realizar seus maiores sonhos, não se sente feliz, não tem paciência com as pessoas mais próximas a ela, não pratica exercícios de gratidão… enfim, ela não se conhece porque ela nunca estudou o comportamento humano nem como o cérebro humano funciona. Qual o motivo? Isso não é ensinado nas escolas nem divulgado nas mídias, ela vive dominada e comandada pelo seu ego negativo (eu inferior).
Portanto, quando uma pessoa se autodesenvolve completamente, em todas as áreas da vida, ela começa a enxergar o mundo com outros olhos e para de culpar os outros pelas coisas negativas que lhe acontecem, para de culpar o governo, a crise econômica… e passa a entender e aceitar todos os problemas e desafios porque sem eles ela não poderia ter aprendido e evoluído espiritualmente. E uma pessoa com uma mente elevada jamais sentiria inveja porque ela tem consciência de que ela mesmo é capaz de conquistar e ser tudo o que ela quiser.