Assim Perde Todos os Desejos

Sabemos que quanto mais reprimimos um desejo, mais utilizamos nossa energia para mantê-lo reprimido e, consequentemente, o cansaço pode nos chegar facilmente. A fonte da nossa energia em potencial, produzida no chacra sexual, está relacionada com a sexualidade e a criatividade.
Se o indivíduo possui muita aversão à sexualidade e reprime tudo o que diz respeito a isso, acabará perdendo grande parte da sua energia para trabalhar, estudar, se divertir, ser criativo, etc, caso não utilize o recurso da sublimação.
É provável que, pessoas ditas assexuais – não possuem desejos sexuais, estão reprimindo intensamente essa energia. E reprimem tão bem a ponto de seus desejos não retornarem como sintomas, porém, acabam perdendo todos os desejos.
Por exemplo, se o sujeito reprimir seu desejo homossexual, acabará reprimindo todos os seus impulsos sexuais. E para mantê-lo reprimido, ele não pode sentir nenhum outro desejo sexual, caso contrário, o recalcado retornará. Mantê-lo reprimido requer um grande esforço (inconsciente), um grande gasto energético na qual o sujeito nem se dá conta.
São pessoas que aparentemente parecem que estão bem, dificilmente adoecem ou se mostram fracas. Pelo contrário, se tornam produtivas, ativas, não conseguem descansar, mas desenvolvem uma personalidade com muitas inibições. Só que estão utilizando ou gastando toda a energia sexual residual com diversas atividades, justamente para não sobrá-la para a atividade sexual. Geralmente, são pessoas que necessitam ser muito certinhas, corretas, perfeitas, boazinha… seguem fielmente as leis internalizadas no seu superego e não se permitem experienciar a realidade terrena em sua plenitude, desfrutando dos diversos prazeres que a Terra proporciona ao ser humano.
Paula Teshima