Na neurose obsessiva, o indivíduo evita satisfazer o desejo que tanto quer realizar, justamente para não acabar com esse desejo ao qual está tão apegado. Ele aprendeu a se satisfazer com a ideia do desejo, e não com sua realização. Isso pode ter ocorrido devido a intensa repressão na infância, onde a criança não podia manifestar livremente suas vontades.


Paula Teshima, descendente de japoneses, nasceu em 1984. É Psicanalista e Psicoterapeuta Holística, Escritora, Mentora de Reconexão Interior. Espiritualista de orientação universalista, vem há mais de 15 anos dedicando seu trabalho em ajudar as pessoas a identificar a Verdadeira Causa de seus problemas, elevarem a Consciência e se reconectarem com sua real Essência.
Post Similares
Uma pergunta importante para auto reflexão: “Como lidei com meus impulsos sexuais durante a infância?” Censurador? Moralista? Amedrontado? Essa resposta poderá determinar…
O indivíduo se torna neurótico quando se priva de todos os prazeres da vida, restando, portanto, se satisfazer através da doença. Mesmo…
É importante que você tenha o desejo ou o impulso de concretizar suas fantasias de alguma forma. Porém, se existir esse tipo…
O neurótico não quer abandonar seus sintomas, porque, ao mesmo tempo que a neurose o protege dos seus desejos inconscientes, ele também…
A influência dos pais é o principal fator da repressão na infância. No entanto, eles não são culpados por agirem de tal…
Certas pessoas podem ser opostas à Psicanálise, pois acreditam que ela possa fazer mal às pessoas e à sociedade, pelo fato de…