Psicopatas não procuram tratamento psicanalítico ou nenhuma outra forma de terapia, porque eles sempre acham que estão certos, fizeram o que queriam, não sentem culpa nem arrependimento. Se creem que estão corretos, então são os outros que estão errados. Não é ele que precisa mudar. Então, permanecem fiéis às suas crenças e às suas escolhas. Quem procura terapia é o neurótico que está em conflito com seus desejos – uma parte quer realizá-los, e outra parte não. E é através dos seus sintomas que ele goza sem saber. O que ele precisa é, justamente, tomar consciência desses desejos para dar um direcionamento mais saudável, que não seja pela via dos sintomas.


Paula Teshima, descendente de japoneses, nasceu em 1984. É Psicanalista e Psicoterapeuta Holística, Escritora, Mentora de Reconexão Interior. Espiritualista de orientação universalista, vem há mais de 15 anos dedicando seu trabalho em ajudar as pessoas a identificar a Verdadeira Causa de seus problemas, elevarem a Consciência e se reconectarem com sua real Essência.
Post Similares
O que o neurótico precisa para deixar de ser neurótico: receber uma boa educação emocional para flexibilizar os intensos pensamentos repressivos que…
Um dos objetivos da psicanálise espiritualista consiste em ajudar o paciente a perceber que ele goza, inconscientemente, através dos seus sintomas. Enquanto…
Quando o neurótico obsessivo está próximo de, finalmente, concretizar o desejo que tanto ansiava, acaba se desmotivando e perdendo interesse de manifestá-lo….
No fundo, estamos a todo momento tentando concretizar nossas fantasias criadas na infância. Inconscientemente, convocamos o outro para jogar o jogo do…
O neurótico não quer abandonar seus sintomas, porque, ao mesmo tempo que a neurose o protege dos seus desejos inconscientes, ele também…
Na psicanálise, o processo de sublimação ocorre quando utilizamos a energia dos impulsos sexuais infantis para manifestar algo mais elevado, sutil e…