A Histérica Sente Seus Sintomas nos Corpos Sutis

Diante dos sintomas conversíveis, a histérica sente dores e desconfortos no seu corpo físico. No entanto, não há nada de desequilibrado nos achados médicos e ela continua se sentindo incomodada.
Na psicanálise, dizemos que a histérica está imaginando esses sintomas, criando uma dor imaginária que só existe na sua mente, porque o aspecto físico está normal. Porém, se olharmos o ser humano de forma holística – integrando o aspecto físico, emocional, mental e espiritual, podemos compreender que a histérica está sentindo os sintomas em seus corpos sutis, mais precisamente no corpo etérico.
O corpo etérico (ou duplo etérico) faz a ponte entre o corpo físico e os corpos sutis. É nele que sentimos esses sintomas, que ainda não estão sendo manifestados no corpo físico. Pessoas mais sensíveis costumam sentir e se incomodar com mínimas perturbações, recebendo avisos de que algo não está legal. Se permanecer ignorando por muito tempo, esses desequilíbrios podem se intensificar e atingir o corpo físico. É somente neste momento que a medicina tradicional consegue detectar alguma alteração.
Quando a histérica diz que está sentindo dor nas pernas, por exemplo, a psicanálise diz que ela perde contato com as pernas reais e imagina uma perna dolorosa. Na verdade, ela não está imaginando, está sentindo de fato essa dor no seu corpo etérico. Quando olhamos o ser humano de forma integral, podemos compreendê-lo mais profundamente e direciona-lo para um tratamento mais eficaz. É exatamente isso que a Psicanálise com a abordagem holística busca integrar a ciência e a espiritualidade, ajudando a compreender o ser humano em todos os seus aspectos.
Paula Teshima